sexta-feira, 29 de maio de 2009

A morte não é Nada- Santo Agostinho

A morte não é nada. Eu somente passei parao outro lado do Caminho. Eu sou eu, vocês são vocês.O que eu era para vocês,Eu continuarei sendo. Me dêem o nome que vocês sempre me deram,Falem comigo como vocês sempre fizeram. Vocês continuam vivendo no mundo das criaturas,Eu estou vivendo no mundo do Criador. Não utilizem um tom solene ou triste,Continuem a rir daquilo que nos fazia rir juntos. Rezem, sorriam, pensem em mim.Rezem por mim. Que meu nome seja pronunciado como sempre foi,Sem ênfase de nenhum tipo.Sem nenhum traço de sombra ou tristeza. A vida significa tudo o que ela sempre significou,O fio não foi cortado.Porque eu estaria fora de seus pensamentos,Agora que estou apenas fora de suas vistas? Eu não estou longe,Apenas estou do outro lado do Caminho... Você que aí ficou, siga em frente,A vida continua, linda e bela como sempre foi.

MENSAGEM DE LENA: FORÇA

Recebi esta mensagem de uma grande amiga e minha comadre Lena, ela postou no meu e-mail dia 10, dois dias depois que painho faleceu, e não sei como pude passar por essa mensagem sem lê-la, somente quase 15 dias depois foi que pude ler, guando ela me avisou se eu tinha recebido. Interessante , é que nada como o tempo pra aliviar tudo; as agonias, aflições, as dores... ainda doi muito, muito mesmo, mas foi bom que só pude ler depois do 7º dia, porque a ferida ainda estava bem aberta, hoje sinto-me mais fortalecida na fé em Jesus, e essas palavras me ajudaram a seguir adiante, mostra o quanto painho foi participativo e presente em minha vida. E sou muito grata por isso, e não precisou eu como filha reconhecer isso, veio de uma amiga, muito querida, talvez suspeita pra falar, porque sei que ela também o admirava e ele gostava bastante dela, mas é verdade, agradeço a Lena porque se ela sabe desses bons momentos que tive com papai é porque ela é uma grande amiga e se fez presente em boa parte desses momentos! Com vocês a carta:
"Cumadre, Sei bem que nessa hora nenhuma palavra basta, nem consolos irão amenizar a dor. É uma dor horrível que aperta, aperta... E aí vem as lembranças, de nossa vida, sempre juntos, desde pequenininha, aprendendo a andar de bicicleta (com rodinhas ainda), e ele lá do teu lado, segurando a cela, passando confiança; das manhãs alegres de domingo no clube; do horário de meio-dia na porta da escola, e ele lá a esperar no carro; até mesmo do boletim, do dia em que ele viu o boletim escolar com notas vermelhas e brigou,... são inumeras as lembranças. Não é que sirva de consolo, mais te invejo, é uma inveja boa, mas invejo... sabe, você teve ele muito mais tempo... Lembra sempre disso, dos seus 15 anos, a valsa; dos 18, os namorados, na porta, esperando o aval dele; da sua viagem - intercambio, que ele ficou aqui morrendo de saudades, mas proporcionou, pois sabia que isso ia te fazer crescer; do seu noivado; do casamento - lindo, lindo, ele entrando com você na igreja e te conduzindo até o altar; na recepção cantando: "Menina, que um dia eu carreguei no colo, cantei pra ti dormir"; do nascimento do primeiro filho e ele ali presente e todo contente, a primeira neta; depois veio o segundo e o terceiro filho e ele presente em todos esses momentos; aniversários, batizados, festinhas no colégio, festas juninas, gincana dos pais, apresentações de balé, colações de graus-ABC das meninas; e tantos outros...Por último a comemoração de seus 10 anos de casamento, aí que felicidade, para ele sim plena realização, sensação de tarefa mais do que cumprida e sempre cantando... "Um dia seus pés vão me levar, onde minhas mãos não podem chegar, me leva onde você for..."Guarda sempre essas lembranças com você e agradece a Deus por elas, por todos estes momentos e acredite que aonde o tio Sérgio estiver, ele vai estar sempre olhando por você.E cantando..."Me leva aonde você for..."
Com carinho Lena

Saudades Painho

Não seria possível expressar, através de palavras, tudo que nosso pai representou para nós, em especial, por ser uma pessoa humilde, simples e muito alegre, as palavras de Santo Agostinho traduzem bem o seu pensamento.
PAI, nós não podemos dizer que na vida da gente acontecem coisas inesplicáveis; porque elas simplesmente acontecem guando devem acontecer e por alguma causa, seja ela natural ou não.A morte é o final de todos nós aqui na terra e para aqueles que ficam devemos continuar a nossa caminhada, seguir a nossa missão. Mas confesso, me sinto sabotada, como vou seguir o meu caminho longe de você? Como posso ser adulta se sinto vontade de voltar a ser criança em seu colo? Como posso seguir se sei que o que me acalentava eram os seus braços, suas palavras de amigo, sempre tão sinceras e profundas. Pai, você não deveria ficar longe dos seus filhos nem por um segundo. Vocês pais, são a nossa identidade, nosso porto seguro, sabemos que podemos contar com suas mãos, sua inteligência, sua sabedoria... e até muitas vezes sua tamanha paciência. Hoje sou mãe, pude te dar três lindos netos, que todos os dias menciona o teu nome e trás à tona tantas boas lembranças. Quantas noites você passou em branco para que nós pudéssemos dormir e quantas vezes quando eu ainda era adolescente e chegava de madrugada em casa das festas, o senhor estava saindo pra trabalhar na Casa da Carne e mesmo sem aprovar o horário que eu estava chegando, o senhor ainda foi até a cozinha e me trouxe um chocolate quente. E os nossos passeios aos clubes, as nossas viagens de família a São Luis, Recife, Natal, João Pessoa, Fortaleza e os inesqueciveis carnavais de Uiraúna, que para mim nunca mais será o mesmo. Lembra daquela vez que eu fugi da casa de tia Iolanda em Picos, para pegar o ônibus e ir para Isaias Coelho, onde o senhor e mamãe estavam trabalhando? Pois é... e da minha viagem para América do norte? teus ensinamentos, tuas preocupações, tuas cartinhas? ficaram eternizados na minha memória. Teu consentimento no meu casamento, que foi um marco muito importante em minha vida. Alexandre sempre dizia que o futuro sogro era um Paraibano mal encarado; mas pouco ele ainda sabia de ti. Deus sempre nos envia anjos nas horas difíceis... na minha hora difícil eu tive um anjo: Você meu PAI! Amo-te com todas as forças do meu coração! E como diz a canção: “Cedo ou tarde a gente vai se encontrar tenho certeza que numa bem melhor, sei que quando canto você pode me ouvir”. De sua sempre apaixonada filha
Iolany e Netos